Na segunda, 20/12, a Bahia está em festa! Nenhuma novidade, é verdade, mas trata-se de uma comemoração diferente e importante para a cultura do país. O ministro da Cultura, Juca Ferreira, estará em Salvador, no Espaço Unibanco de Cinema Glauber Rocha, e irá anunciar oficialmente a aquisição do Acervo de Glauber Rocha pelo Ministério da Cultura para acesso público.
O evento acontecerá às 20h e terá a presença de Márcio Meirelles, secretário de Cultura da Bahia.
Durante o ato público, haverá uma sessão especial gratuita, às 21h, do primeiro filme internacional - Leão de Sete Cabeças - feito pelo criador do Cinema Novo, Glauber Rocha, gravado fora do Brasil e totalmente restaurado. O filme, que nunca havia sido exibido nos cinemas do país, expõe o colonialismo europeu sobre a África e as tentativas do povo nativo em se libertar desse domínio.
Ainda durante a sessão especial será anunciado o lançamento do DVD duplo do filme, que terá distribuição posterior entre as instituições participantes do projeto, cineclubes e faculdades de cinema.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi8J92kqoQr_4vozdRCuWQw5rMbb8L2BWiyouWicoHFWdujKxWmS-8EHX8PNEdSp_YrtV76RRExTsT6xKOehG4UZ7OVGXq6tiK_QrODzSxiAG_M74Q90Xkx9n9XkI59tPtcutqtuyLk47E/s320/glauber_rocha%25282%2529.jpg)
No conjunto estão os 22 filmes feitos por Glauber, além de 80 mil documentos, que incluem sua correspondência pessoal, roteiros de filmes, peças de teatro, poemas e romances. Deste total, 223 roteiros e projetos de livro permanecem inéditos. O investimento do Ministério da Cultura na compra do acervo foi de R$ 3 milhões. "A família tem plena noção da importância de Glauber para a cultura brasileira, e nós temos condições melhores para preservar este material", afirma o ministro.
A compra do acervo faz parte de uma política maior de aquisição de obras do cinema brasileiro por parte do ministério, que vai disponibilizá-los ao público na Cinemateca. "Boa parte da memória do cinema nacional se perdeu, porque a preservação sempre foi precária. E, hoje, na Cinemateca, temos os melhores equipamentos do mundo para isto", diz o ministro.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhyFOUtkpuK2jyL0TiHur-G-IHt3N0r-3Nh8-n3BEfozzKL4Z_nuw46t7qWBkDCX3pKZIDQK6IIkgSeO5HwmfWfW5Ak8gWi_-LXN-M8kn-2Igrod1VO-4w8wWWNzruJMcyxG_o00NoVFQk/s320/Glauber+Rocha_filme+O+Le%25C3%25A3o+de+Sete+Cabe%25C3%25A7as-3.jpg)
Recuperação Cinematográfica
A cópia original do filme Leão de Sete Cabeças foi entregue à Cinemateca Brasileira – instituição vinculada ao Ministério da Cultura -, em 2009, após permanecer mais de 30 anos na Cineteca Nazionale di Roma, na Itália. O processo de restauração permitiu a confecção de uma nova matriz em alta definição e um novo negativo em 35mm. A versão original do áudio em vários idiomas foi recuperada a partir de uma única cópia em 35mm, que estava em avançado estado de deterioração, e de fitas Umatic.
A restauração da obra faz parte da segunda fase do projeto Coleção Glauber Rocha, que já restaurou: Barravento, Terra em Transe, O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e A Idade da Terra. Os filmes Cabeças Cortadas, Claro, Câncer e História do Brasiltambém serão restaurados na fase atual do projeto.
Serviço:
Exibição do filme Leão de Sete Cabeças
Espaço Unibanco Glauber Rocha
Praça Castro Alves, s/n, Centro, Salvador
Entrada gratuita
20/12/2010, às 21h
0 comentários:
Postar um comentário